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Resumo da 1ª Reunião Técnica do Comitê Gestor da Rede Nacional de Compras Públicas -RNCP (31/07/2018)

Publicado em 31/07/2018

Na última terça-feira (31/07) ocorreu a 1ª Reunião Técnica do Comitê Gestor da Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP) na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que contou com a participação de todos os órgãos e signatários da Rede.

O encontro definiu diretrizes e eixos de atuação para o estabelecimento de padrões nas informações e integração de dados para os mais de 60 sistemas de compras públicas espalhados pelo país.

  • Indicadores de gestão;
  • Uso de tecnologia para gestão dos dados;
  • Orientação de aplicação da lei;
  • Boas práticas operacionais;
  • Propagação da RNCP para outros atores relevantes;
  • Estímulo às entidades para que participem da RNCP;
  • Conciliar desafios locais/particulares ao contexto de uma rede ampla;
  • Nivelar interesses entre atores (diferentes entes), e sua integração;
  • Rede federalizada (3 esferas do governo);
  • Pauta pactuada e que seja de interesse de todos os atores;
  • Identificação de soluções já existentes para difusão;
  • Integração tecnológica em virtude da disparidade de informações (padronização)
  • Desenho/modelagem de contratações/licitações alinhadas com a RNCP;
  • Complexidade para a aquisição de TI/inovação;
  • A oferta da Rede precisa ser legítima (rede não pode ser exclusivamente fórum de debate);
  • Instituição de catálogo de Materiais e Serviços unificado;
  • Unificação/padronização de dados – disparidade entre sistemas entre estados e municípios;
  • Oferta de soluções, testadas e validadas pela RNCP, de acordo com a realidade dos diferentes atores;
  • Pauta mínima e comum;
  • Grupos de trabalho capazes de aglutinar os desafios;
  • Consolidação e perenidade da RNCP em virtude das mudanças de gestão;
  • Aspectos jurídicos no âmbito das contratações;
  • Moderação da rede;
  • Como inovar sem comprometer a legislação ou esbarrar em modelo institucionalizado;
  • Instituir Comitê Gestor no PL para assegurar normatização;
  • Criação de soluções e ferramentas integradas para combate a fraudes e corrupção;
  • Profissionalização e certificação dos agentes de compras;

Além disso, os participantes definiram os eixos temáticos prioritários para serem trabalhados em seis Grupos de Trabalho (GT’s):

  • 1. Proposição do Regimento Interno (previsto na portaria);
  • 2. Certificação do agente de compras;
  • 3. Análise de semântica (glossário das compras públicas);
  • 4. Organização do Fórum Nacional de Compras Públicas (FNCP) em novembro;
  • 5. Uso da informação/dados em compras públicas;
  • 6. Mobilização e engajamento na RNCP.

Cada participante inscreveu-se no GT de seu interesse (em um ou mais) e foi convidado a participar das próximas atividades agendadas, por conta própria ou por intermédio de indicados e representantes especializados.

Como próximas atividades da RNCP, nos dias 09 e 10 de agosto será realizada a Oficina de Design Thinking com foco no engajamento de órgãos e pessoas na RNCP. Já no dia 13 de agosto, será realizada a 1ª Reunião de Capacitação e Compartilhamento de Experiências na ENAP com transmissão ao vivo. Em novembro está previsto o 1º Fórum Nacional de Compras Públicas.


Fonte: Site comunidades.enap.gov.br, 2018.
Por: Ronaldo corrêa.

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