Na última terça-feira (31/07) ocorreu a 1ª Reunião Técnica do Comitê Gestor da Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP) na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que contou com a participação de todos os órgãos e signatários da Rede.
O encontro definiu diretrizes e eixos de atuação para o estabelecimento de padrões nas informações e integração de dados para os mais de 60 sistemas de compras públicas espalhados pelo país.
- Indicadores de gestão;
- Uso de tecnologia para gestão dos dados;
- Orientação de aplicação da lei;
- Boas práticas operacionais;
- Propagação da RNCP para outros atores relevantes;
- Estímulo às entidades para que participem da RNCP;
- Conciliar desafios locais/particulares ao contexto de uma rede ampla;
- Nivelar interesses entre atores (diferentes entes), e sua integração;
- Rede federalizada (3 esferas do governo);
- Pauta pactuada e que seja de interesse de todos os atores;
- Identificação de soluções já existentes para difusão;
- Integração tecnológica em virtude da disparidade de informações (padronização)
- Desenho/modelagem de contratações/licitações alinhadas com a RNCP;
- Complexidade para a aquisição de TI/inovação;
- A oferta da Rede precisa ser legítima (rede não pode ser exclusivamente fórum de debate);
- Instituição de catálogo de Materiais e Serviços unificado;
- Unificação/padronização de dados – disparidade entre sistemas entre estados e municípios;
- Oferta de soluções, testadas e validadas pela RNCP, de acordo com a realidade dos diferentes atores;
- Pauta mínima e comum;
- Grupos de trabalho capazes de aglutinar os desafios;
- Consolidação e perenidade da RNCP em virtude das mudanças de gestão;
- Aspectos jurídicos no âmbito das contratações;
- Moderação da rede;
- Como inovar sem comprometer a legislação ou esbarrar em modelo institucionalizado;
- Instituir Comitê Gestor no PL para assegurar normatização;
- Criação de soluções e ferramentas integradas para combate a fraudes e corrupção;
- Profissionalização e certificação dos agentes de compras;
Além disso, os participantes definiram os eixos temáticos prioritários para serem trabalhados em seis Grupos de Trabalho (GT’s):
- 1. Proposição do Regimento Interno (previsto na portaria);
- 2. Certificação do agente de compras;
- 3. Análise de semântica (glossário das compras públicas);
- 4. Organização do Fórum Nacional de Compras Públicas (FNCP) em novembro;
- 5. Uso da informação/dados em compras públicas;
- 6. Mobilização e engajamento na RNCP.
Cada participante inscreveu-se no GT de seu interesse (em um ou mais) e foi convidado a participar das próximas atividades agendadas, por conta própria ou por intermédio de indicados e representantes especializados.
Como próximas atividades da RNCP, nos dias 09 e 10 de agosto será realizada a Oficina de Design Thinking com foco no engajamento de órgãos e pessoas na RNCP. Já no dia 13 de agosto, será realizada a 1ª Reunião de Capacitação e Compartilhamento de Experiências na ENAP com transmissão ao vivo. Em novembro está previsto o 1º Fórum Nacional de Compras Públicas.
Fonte: Site comunidades.enap.gov.br, 2018.
Por: Ronaldo corrêa.